MERCADO LIVRE

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

KEPL3 - Apenas 0,54 centavinhos. Olho nela.

Safra de soja avança e bate recorde de produtividade

 

 

 


    Alexandre Inacio, de Rondonópolis (MT) 09/02/2010
Até agora, a colheita no Mato Grosso atingiu 17% da área plantada e os números finais deverão ser ainda melhores
Maior produtor de grãos do país, o Mato Grosso também colhe outro recorde, o de produtividade da soja, que nas últimas três décadas aumentou 70%. O Estado, que colhia uma média de 29,9 sacas por hectare em 1981, vai produzir pelo menos 50,6 sacas, em média, na temporada atual, o maior volume do Brasil e um dos maiores do mundo. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a safra americana deste ano deverá ter um rendimento médio inferior a 50 sacas.
Foto Destaque
Até agora, a colheita no Mato Grosso atingiu 17% da área plantada e para alguns produtores os números finais deverão ser ainda melhores. O clima está favorável, indicando que a produtividade média das lavouras poderá chegar a 55 sacas por hectare (330 gramas por metro quadrado) e bater um novo recorde histórico - sem abertura de novas áreas, expansão sobre florestas ou vegetação nativa. "As condições das lavouras no Mato Grosso neste ano estão muito boas. Mesmo com a presença da ferrugem, doença que está bem controlada, a produtividade deve, novamente, ser elevada", afirma Douglas Nakazone, analista da Agroconsul.
Há sinais ainda de que a produtividade não chegou ao limite no Estado e continuará avançando. Com os preços internacionais em queda - mas ainda acima das médias históricas - e o dólar um pouco mais forte, a expectativa é que o resultado da safra 2009/10 leve o produtor a ter lucro e que a renda obtida seja suficiente para pagar as contas e ainda investir no próximo plantio.
Simultaneamente, a cana-de-açúcar também avança rápido no Estado. A crise financeira internacional diminuiu o ritmo dos investimentos, mas já há sinais de retomada das usinas, embora o Mato Grosso ainda esteja longe de ser considerado um grande produtor de açúcar e álcool. 


http://www.valoronline.com.br/?impresso/agronegocios/306/6097251/safra-de-soja-avanca-e-bate-recorde-de-produtividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário