MERCADO LIVRE

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ECOD3 - Venda? Olho nas notícias. Analistas estão dando preço alvo de 1,50 , vamos acompanhar.

  • Ecodiesel

  • Baseada no resultado visto em junho, a SLW vê uma melhora no balanço da companhia já neste terceiro trimestre. A possibilidade de que a nova mistura do diesel (com um percentual de 5% de biodiesel) seja adotada já em 2010 também traz boas perspectivas para a companhia. Por fim, "existem também rumores de consolidação, em que a empresa poderia vir a ser vendida ou participar de novos negócios com sócios estratégicos".

    http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1688805&path=/investimentos/noticias/


    =================================================================
    Estudemmmmmmmmmmmmmm ECOD3

    Vendas de Biodiesel crescerão muito e as Olimpíadas irão incentivar.
    Vejam as manchetes que já circulam na mídia nos últimos 15 dias:


    Prefeito sugere 'pira olímpica eterna movida a biodiesel' em morro ...

    globoesporte.com - ‎07/10/2009‎
    Se eu fosse fazer parte do concurso, faria uma pira olímpica eterna movida a biodiesel em algum morro. Quem sabe, algum dos participantes não faz e diz que ...

    Agricultura familiar recebe garantia para safra 2009/2010

    NOTICIAS DE IPIAÚ! SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO ONLINE (Blogue) - ‎06/10/2009‎
    Olimpíadas 2016, viagens pelo interior eo programa Agricultura Tamanho Família, lançado na semana passada e que vai beneficiar mais de dois milhões e meio ...

    Rio 2016: promessas feitas ao COI abrangem áreas de urbanismo ...

    O Globo - ‎02/10/2009‎
    Ter, em 2016, 100% da frota de ônibus do Rio equipada com combustíveis limpos, como o biodiesel eo etanol. - Criar barreiras acústicas para os novos ...


    Rio de Janeiro vai ficar verde para 2016

    SRZD - ‎01/10/2009‎
    Uma das formas será a substituição do diesel comum com o biodiesel, considerado um combustível limpo - nos veículos leves sobre rodas. ...

    Estado dá início à neutralização do gás carbônico emitido pela ...

    O Globo - ‎21/09/2009‎
    O objetivo do projeto - batizado de "Dia C- Carbono Zero Rio 2016" - é neutralizar a emissão de carbono gerada pela candidatura do Rio a sede das Olimpíadas ...

    B20 em ônibus do Rio é liberado

    EnergiaHoje (Assinatura) - ‎18/09/2009‎
    A Fetranspor está liberada para iniciar a partir desta sexta-feira (18/09) os testes com a mistura de 20% de biodiesel no diesel (B20) em 15 ônibus do ...










    ECOD3 - Li no site da empresa.

    Mercado de Biodiesel

    A preocupação global de preservação do meio ambiente, aliada ao histórico de elevação dos preços de petróleo e futuros riscos de desabastecimento, têm resultado na adoção de diversas iniciativas internacionais, tais como as Diretivas do Parlamento Europeu, o Energy Policy Act dos Estados Unidos da América, o Protocolo de Quioto e a Lei do Biodiesel no Brasil, com o intuito de estimular a substituição de combustíveis derivados do petróleo por combustíveis limpos e renováveis, incluindo o biodiesel, em virtude de sua expressiva capacidade de redução da emissão de poluentes.

    O uso e produção do biodiesel, em escala comercial, foi iniciado na Europa, a partir do final da década de 80. No entanto, apenas em 2003 a União Européia aprovou normas para promoção do biodiesel, e hoje é o principal mercado consumidor e produtor de biodiesel. Também recentemente, diversos países como Estados Unidos, Austrália, Argentina, Turquia, Singapura, Indonésia, Japão e Coréia do Sul, iniciaram programas para viabilizar o uso e produção do biodiesel.

    No Brasil, a introdução do biodiesel na matriz energética de combustíveis vem sendo realizada por meio do PNPB, um programa interministerial do Governo Federal, lançado oficialmente em 06 de dezembro de 2004. Os objetivos do PNPB compreendem a organização da cadeia produtiva, a definição de linhas de financiamento, estruturação da base tecnológica e estabelecimento do marco regulatório do novo combustível.

    A Lei do Biodiesel no Brasil prevê a obrigatoriedade da adição de um percentual mínimo de biodiesel ao óleo diesel mineral comercializado ao consumidor final, em qualquer parte do território nacional. Esse percentual mínimo obrigatório é de 2,0% de jan/2008 a jun/2008 e uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE determinou que a mistura obrigatória passasse a 3% a partir de 1º de julho de 2008. Recentemente, o Governo Federal tem manifestado a intenção de antecipar a obrigatoriedade dos 5% inicialmente previstos para 2013, para 2010.


    Pontos Fortes do Mercado de Biodiesel

    A Brasil Ecodiesel acredita que o setor brasileiro de biodiesel apresenta grande potencial para atender à crescente demanda, em razão dos seguintes fatores:

    * Política de incentivo governamental e marco regulatório favorável:
    De modo a incentivar a inserção do biodiesel na matriz energética brasileira, o Governo Federal desenvolveu o PNPB, que é orientado por três diretrizes principais: (i) a produção e uso do biodiesel de forma sustentável, com enfoque na inclusão social; (ii) a garantia de preços competitivos, qualidade e suprimento; e (iii) a diversificação de fontes e regiões produtoras de matéria prima. Com base nestas diretrizes, o Governo Federal editou normas que impõem a obrigatoriedade, ao longo do tempo, do uso do biodiesel, e concedeu determinados benefícios fiscais, privilegiando a originação sustentável das oleaginosas que servem de insumo para produção do biodiesel e incentivando projetos voltados à inclusão social de comunidades rurais por meio da agricultura familiar.
    * Disponibilidade de recursos naturais:
    O Brasil apresenta condições naturais favoráveis para se tornar um importante produtor mundial de biodiesel, incluindo a disponibilidade de extensas áreas agricultáveis, parte delas não propícias ao cultivo de gêneros alimentícios, mas com condições de solo e clima adequadas ao plantio de diferentes espécies de oleaginosas que podem ser utilizadas para produção de biodiesel. O PNPB adotou uma abordagem não restritiva quanto às matérias primas das quais se pode produzir o biodiesel, tais como mamona, girassol, soja, algodão, dentre outras. Esta flexibilidade permite o amplo aproveitamento do solo disponível para agricultura no Brasil.
    * Potencial para exportação:
    As limitações ao crescimento da produção local em países consumidores do biodiesel criam oportunidades para a exportação da produção brasileira. Na União Européia, atualmente o principal mercado mundial de biodiesel, foi estabelecida uma meta de que, a partir de 2005, ao menos 2,0% dos combustíveis consumidos para fins de transporte seriam oriundos de fontes renováveis, sendo que esta meta será ampliada para 5,75% ao final de 2010. Considerando que a meta não foi atingida em 2005 e que a redução das emissões é urgente, a União Europeia Comissão fixou em 23 de janeiro de 2008 uma proposta de diretiva relativa à proporção da utilização de energia a partir de fontes renováveis, incluindo o estabelecimento de uma mistura obrigatória mercado de 10% em 2020. Porém, a Europa enfrenta restrições para expandir sua produção e atender a esta demanda, principalmente em razão da escassez de áreas para plantio, o que poderá tornar mais atraente a aquisição do biodiesel de países exportadores, sendo o Brasil um dos principais candidatos a protagonista no comércio mundial.
    * Estabilidade institucional do programa de biodiesel:
    A introdução do biodiesel na matriz energética e os principais elementos do PNPB, tais como a obrigatoriedade de uso, os benefícios fiscais e o incentivo à agricultura familiar, são regidos por lei federal. Qualquer alteração nas disposições legais que regem o PNPB demandaria processo formal de aprovação no Congresso Nacional. Tendo em vista que um dos propósitos do PNPB é a promoção da integração regional e desenvolvimento humano e social, notadamente nas regiões Norte e Nordeste, que apresentam e continuarão a apresentar forte representatividade no Congresso Nacional, acreditamos que o PNPB apresente significativa estabilidade institucional. Esta estabilidade serve de incentivo para crescentes investimentos na produção de biodiesel, especialmente através de projetos implementados naquelas regiões e voltados ao desenvolvimento humano e social.
    * Experiência no desenvolvimento de combustíveis renováveis:
    O Brasil é referência mundial no uso de combustíveis renováveis. O Proálcool, implementado na década de 70, é o maior programa de substituição de combustíveis derivados do petróleo por um combustível renovável do mundo, sendo o Brasil atualmente o maior produtor e consumidor mundial de álcool como combustível veicular. Acreditamos que a experiência acumulada com o Proálcool favorecerá o desenvolvimento do mercado brasileiro de biodiesel. Além disso, o Brasil foi pioneiro na criação da tecnologia para produção do biodiesel, tendo registrado em 1980 a primeira patente do processo de transesterificação, o principal processo de produção de biodiesel. O Governo Federal tem desenvolvido esforços no sentido de aprimorar as tecnologias de produção, incluindo a formação da RBTB – Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, constituída por dezenas de universidades brasileiras e instituições de pesquisa.