MERCADO LIVRE

terça-feira, 6 de abril de 2010

TELB4 - Telebrás soa como alternativa mais rápida

13 milhões de lares brasileiros têm acesso à internet

por Felipe Dreher
06/04/2010

TIC Domicílios 2009 revela estagnação dos acessos a rede mundial por meio de telefones celulares

O número de lares brasileiros com computadores que acessam a internet cresceu 3,5 milhões entre 2008 e 2009. Segundo a 5ª edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Brasil fechou o último ano com 13,5 milhões de conexões domésticas à rede mundial de computadores.
A expansão foi percebida também no número de residências com computador. Segundo o estudo, o País fechou 2009 com 18,3 milhões de PCs nas casas dos brasileiros, mais de 4 milhões de adições frente aos resultados de 2008. O levantamento ouviu mais de 21 mil entrevistados, dos quais 85% residentes em áreas urbanas.
Os números revelam a existência de 5 milhões de domicílios com computador e ainda sem acesso à internet. De acordo com o Núcleo de Informação e Comunicação do Ponto BR (NIC.br), 66% dos lares brasileiros acessam a rede por meio de conexão dedicada em banda larga.
Os resultados verificados nessa edição da pesquisa revelam que, aos poucos, os brasileiros começam a sair das lanhouses e passam a acessar a rede em suas casas. "Pela primeira vez desde 2007 o acesso residencial ficou à frente dos realizados em locais públicos", comenta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br (Centro de Estudos sobre Tecnologia da Informação e da Comunicação), mostrando queda de 3 pontos percentuais no comparativo 2008/2009.
Preocupação com o Nordeste
Os responsáveis pela pesquisa manifestaram preocupação frente ao desempenho verificado no Nordeste. Os resultados mostram evolução no número de computadores e internet em domicílios na região a uma taxa muito inferior frente ao restante do Brasil.
Enquanto a posse de máquinas e o acesso à internet em domicílios no Nordeste cresceu a taxas anuais de 17% e 15% (respectivamente); o Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste verificaram expansão superior aos 20%.
"Quanto mais o tempo passar, mais teremos uma distância do Nordeste frente ao restante do País. Isso mostra uma situação preocupante no que toca a inclusão digital nos domicílios", comenta comenta Juliano Cappi, analista de informações do Cetic.br.
"Os dados mostram que os incentivos e programas do governo para atingir a classe C - sensível a preço - foram eficientes nos crescimentos de alguns números", sentenciou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do ministério, Rogério Santana, para salientar que os resultados revelam, também, a necessidade de um plano nacional de banda larga.
O secretário apontou que uma reunião para tratar o tema - que tramita há meses na esfera política - está marcada para os próximos dias. Questionado se o assunto poderia ficar travado em um ano de eleição presidencial, Santana limitou-se a afirmar: "todo atraso prejudica, mas é um plano que causou um debate na sociedade. O presidente espera ouvir a opinião dos ministros para decidir com cautela."
Estagnação móvel?
O estudo identificou, ainda, uma expansão perceptível dos computadores portáteis. Esses dispositivos cresceram 70% entre 2007 e 2008, passando de 3% para 5% do total de PCs no País, um avanço puxado pelas classes A e B. O fator limitante, segundo Barbosa, é o preço dos aparelhos. "Existe uma tendência à mobilidade, mas, devido a características sócio-econômicas no País, o custo ainda é um entrave", avalia Cappi.
Isso reflete, entre outras coisas, na estagnação verificada pelo estudo no que tange ao acesso a web por meio de telefones celulares. Entre 2005 e 2007, o seu uso ficou na casa dos 5% e nos anos consecutivos, 6%. Os principais consumidores desse tipo de serviço, reforça a pesquisa, encontram-se nas camadas mais altas da sociedade.
Na avaliação de Santana, as tarifas de interconexão praticadas pelo mercado apresenta-se como um dos grandes inibidores da queda de preço cobrado pelo serviço. "Essas anomalias precisariam ser revistas em um plano geral de metas e um backbone público poderia ajudar a puxar os valores pagos para baixo. O controle da infraestrutura acaba sendo um elemento para aumentar os preços", analisou.
O secretário sinalizou que a reativação da Telebrás soa como a alternativa mais rápida para alcançar os objetivos. Isso permite, ainda, que o governo poderia ofertar a última milha nos casos onde a iniciativa privada não tenha interesse pelo serviço.

TOYB4 - TV PORTÁTIL

Estava lendo no tópico da TOYB4 , criado pelo amigo Carloz Abraão, a novidade sobre a TV portátil da TECTOY. Um excelente produto por apenas 399,00. De olho na Copa do Mundo, parece ser bem interessante.


Neste link , mais detalhes. Abraços e bons negócios pra todos.

http://www.zura.com.br/tv--tectoy.html?utm_term=TV&utm_medium=api&utm_source=google&utm_campaign=Eletr%F4nicos&direct=true

Muitaaaa chuva aqui no Rio de Janeiro. Ufa , consegui chegar aqui no Humaitá. Ir para a Tijuca só se for de barco.

A senhora que trabalha lá em casa, viu de sua janela alguns, na comunidade do Borel, alguns barracos desabando. Ligou desesperada, temendo que sua casa caísse também. Nestas horas quem puder acolher os mais próximos até que as chuvas passem , façam este favor. Os parentes desta senhora, amiga da família, irão dormir lá em casa.
A chuva voltou com muita força neste momento. Me desculpem mas não estou com cabeça para estudar neste momento. Estou tenso e preocupado, melhor rezarmos um pouco por aqui.

=======================================

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/04/06/sobe-para-tres-numero-de-mortos-no-morro-do-borel-por-causa-da-chuva-916259639.asp

====================================

Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas
e a violência dos furacões,
fazei que os raios não me atinjam,
os trovões não me assustem e o troar dos canhões
não me abale a coragem e a bravura.
Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de
fronte erguida e de rosto sereno todas as tempestades
e as batalhas de minha vida, para que,
vencedor de todas as lutas,
com a consciência do dever cumprido,
possa agradecer a vós, minha protetora,e render graças a Deus, criador do céu, da terra, da natureza:
este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.
Amém

KEPL3 e ECOD3 estão virando gente grande. Olho nelas e nas futuras notícias.

Por: Nathália A. Terra Pereira
01/04/10 - 10h32
InfoMoney


SÃO PAULO - Durante o período compreendido entre maio e agosto de 2010, quatro papéis estreantes devem passar a integrar a carteira teórica do índice IBrX-100.

Já a carteira teórica do índice IBrX-50 deve trazer dois estreantes. Assim indicou a primeira prévia da nova composição de dois dos principais índices da BM&F Bovespa, divulgada nesta quinta-feira (1º).

No IBrX-100, as alterações indicadas pela primeira prévia são as seguintes:
Devem deixar o IBrX-100  Passam a integrar o IBrX-100 
Abyara ON Agre ON
Agra ON Cielo ON
Klabin Segall ON Kepler Weber ON
Tenda ON Minerva ON

Já no IBrX-50, as alterações indicadas pela primeira prévia são as seguintes:
Devem deixar o IBrX-50  Passam a integrar o IBrX-50 
Copel PNB Agre ON
GVT ON Brasil Ecodiesel ON
Participação
A prévia das novas composições apontou uma alteração nas participações dos benchmarks: embora as ações preferenciais da Petrobras sigam líderes e as do Itaú Unibanco permaneçam no terceiro lugar, a segunda colocação passou a ser dos ativos da Vale. Antes, o lugar era ocupado pelos papéis ordinários da Petrobras.
Ativo Participação
no IBrX - 50
Participação
no IBrX - 100
Petrobras PN 12,738% 11,033%
Vale PN 11,067% 9,586%
Itaú Unibanco PN 9,939% 8,609%