MERCADO LIVRE

domingo, 3 de janeiro de 2010

ECOD3 - Excelente investimento para 2010. Minha opinião.

Biodiesel será obrigatório no diesel em 2010
A partir de 1º de janeiro de 2010, passará a ser obrigatória a mistura de 5% de biodiesel em todo óleo diesel consumido no Brasil, exceto óleo diesel marítimo. Para os atuais dados de mercado, a nova mistura deverá gerar economia de divisas da ordem de US$ 1,4 bilhão/ano devido à redução das importações de óleo diesel.
Segundo estudo realizado pela ANP, cada litro da nova mistura diminui em 3% a emissão de CO2, além de reduzir também a emissão de material particulado. Em novembro, foi realizado o primeiro leilão para atender à mistura de B5. Foram adquiridos 575 milhões de litros de biodiesel.
O biodiesel é considerado excelente "aditivo verde" para o óleo diesel, com baixos teores de enxofre, como o diesel S50, já utilizado nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife e nas frotas cativas de ônibus dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dados dos fabricantes de autopeças atestam que 2% de biodiesel adicionados ao diesel seriam suficientes para aumentar em cerca de 50% a lubricidade do combustível. Desde que a mistura B2 começou a ser utilizada, em janeiro de 2007, a ANP vem garantindo o abastecimento de biodiesel em todo o Brasil. Desde 2005, a Agência realizou 16 leilões para venda de biodiesel pelas unidades produtoras. Em 2009, a produção de biodiesel no País chegou a 1.291.800 bilhão de litros.