MERCADO LIVRE

segunda-feira, 15 de março de 2010

MILK11 - Olho no book!!!

O GP Investimentos fechou, na noite desse domingo, 14, um acordo para formação de um consórcio entre seu laticínio Leitbom e as empresas Glória e Ibituruna, pertencentes à Laep, controladora da Parmalat. "Trata-se do ensaio para uma fusão das companhias", disse ao Estado uma fonte que acompanhou as negociações. Caso a fusão se concretize no futuro, as participações acionárias de cada lado já estão definidas: O GP ficaria com 60% e a Laep com 40%.
Com a formação do consórcio, a operação do GP no setor de lácteos dobrará de tamanho. Sua capacidade de captação de leite saltará de 1 milhão de litros por dia para 2 milhões.
Segundo os termos da parceria, os três laticínios passarão a realizar compras e fabricar e distribuir produtos em conjunto através de uma entidade jurídica específica. Essa nova empresa já nasce com oito fábricas: uma originária da Ibituruna localizada em Governador Valadares (MG), duas da Glória em Votuporanga e Guaratinguetá (SP) e cinco unidades da Leitbom entre os estados de Goiás e Pará. Juntos, os três laticínios terão 5% do mercado de lácteos do País.
A gestão do grupo será do GP Investimentos. Marcus Elias, controlador da Laep, não participará das decisões.
Para o GP, a associação traz duas grandes vantagens. A primeira está na possibilidade de usar a marca Parmalat nos produtos da Leitbom. A segunda é a chance de acessar os mercados consumidores de São Paulo e Minas Gerais. Hoje, a distribuição da Leitbom está concentrada em Goiás e em algumas áreas do nordeste.
Os laticínios da Laep também vão melhorar a sua distribuição. Segundo fontes próximas, a empresa encontra, hoje, dificuldades para entregar todos os pedidos de varejistas.
Lei a o processo de derrocada da Laep que culminou no acordo com o grupo GP na matéria "A crônica de uma venda anunciada" do caderno de negócios do Estado desta segunda-feira, 15.

http://www.estadao.com.br/noticias/economia,grupo-gp-e-parmalat-formam-associacao,524288,0.htm