MERCADO LIVRE

quarta-feira, 29 de abril de 2009

MILK11-Empresa se reestruturando

Laep vai recomprar as ações da Parmalat

A empresa está em recuperação judicial e planeja reduzir custos com a recompra dos papéis, que têm baixa liquidez
| 29.04.2009 | 12h13

Portal EXAME -

Em comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira (28/4), o fundo de investimento Laep informou que iniciará os procedimentos para uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) da Parmalat - controlada por ele mesmo. Se a oferta for bem-sucedida, a Laep planeja cancelar o registro de companhia aberta da Parmalat.

A recompra vai incluir apenas as ações da Parmalat negociadas na Bovespa sob os códigos LCSA3 e LCSA4. O valor de mercado da Parmalat é inferior a 11 milhões de reais. As ações da Laep, que têm código MILK11, continuarão no pregão.


Dois são os motivos que levaram a empresa a decidir pela recompra: 1) a baixíssima liquidez dessas duas classes de papéis; 2) a reestruturação realizada pela Laep, que está em recuperação judicial e quer reduzir custos.

O Laep é propriedade do empresário Marcus Elias, que foi o arquiteto da aquisição da Parmalat em 2006. Elias tem em seu currículo uma passagem pelo banco de investimentos Pactual e uma série de reestruturações bem-sucedidas em companhias como a Gomes da Costa.

Em novembro do ano passado, o Laep decidiu colocar boa parte dos seus ativos à venda. A Parmalat começou a fechar fábricas e a cancelar contratos com fornecedores. Marcus Elias estava disposto a vender tudo, menos a marca Parmalat. Até fazendas, vacas, um jato e um helicóptero foram incluídos no pacote. A empresa tinha urgência em fazer caixa para continuar tocando o negócio.

Até o início de 2008, o grupo Laep era o quarta maior produtor de lácteos do país, atrás apenas de Nestlé, Perdigão e Itambé. Depois de uma série de aquisições, chegou a captar 4 milhões de litros de leite por dia. No final do ano passado, a captação havia caído pela metade e pelo menos três fábricas estavam paradas.

Nos últimos 12 meses, as ações do Laep (MILK11) despencaram 91,44%. Apesar da forte alta de 15% registrada às 11h23 desta quarta-feira, os papéis da empresa eram negociados apenas a 0,46 reais. No mesmo instante as ações da Parmalat sob a sigla LCSA3 (ordinários, com direito a voto) subiam 8,05%, negociadas a 4,43 reais.