São Paulo - SP

Segundo informações dos bastidores, uma negociação entre Petrobrás e Brasil Ecodiesel já estaria em curso para troca do controle da companhia. No primeiro semestre do corrente ano, houveram várias oscilações sobre o papel em razão da suposta negociação da Brasil Ecodiesel com a Petrobras. Inquirida sobre a possível negociação a empresa preferiu não comentar sobre as especulações recebidas.

No final do ano passado, a Petrobras criou uma diretoria de biocombustíveis, entregue ao diretor Alan Kardec. Além de produzir álcool combustível (a estatal tem projetos para participação em nove usinas em parceria com a japonesa Mitsui), a Petrobras constrói três unidades -Quixadá (CE), Candeias (BA) e Montes Claros (MG)- para a produção de 171 milhões de litros por ano. O investimento total chegará a R$ 227 milhões. Procurada, a Petrobras também disse que não vai comentar informações sobre supostas negociações com a Brasil Ecodiesel. A estatal tem em caixa US$ 1,5 bilhão, até 2012, para investir no setor de bicombustíveis.


Se a estatal levar adiante a meta de produzir biodiesel, o melhor será adquirir uma companhia existente do que ampliar a capacidade de produção do biocombustível, disse Klein fazendo uma citação ao enorme potencial da Brasil Ecodiesel para o setor de Biocombustíveis.


Hoje, a capacidade de produção de biodiesel supera os 3 bilhões de litros, cerca de 2 bilhões de litros mais do que o consumo compulsório previsto para este ano. A superoferta tem deprimido dos preços nos leilões realizados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Neste momento, todo o diesel distribuído no país deve conter 3% de biodiesel.