MERCADO LIVRE

sexta-feira, 21 de maio de 2010

TOYB4

http://www.zeeboclub.com/portal/zeebo/revista-edge-divulga-materia-sobre-zeebo-brasil

Uma boa brincadeira postada pelo Infomoney

Seleção da bolsa: compare os convocados de Dunga às ações do mercado brasileiro

Recomendar!
Por: Equipe InfoMoney
21/05/10 - 17h34
InfoMoney


SÃO PAULO – Sem surpresas e cercada de muitas críticas, a lista dos 23 convocados à seleção brasileira pelo técnico Dunga para a Copa do Mundo ocupou os holofotes nas últimas semanas. Em meio ao cenário, a InfoMoney desenha um paralelo entre o mercado e o futebol, ao listar ações que remetem aos jogadores.
Em qualquer defesa, características como solidez, comprometimento e segurança são desejáveis. No lugar de Júlio César, entra a Natura (NATU3), ação que praticamente não relatou variação qualquer neste ano, característica desejável para um goleiro - que se mantenha sempre constante -, além de atrair a atenção do público feminino.
Na lateral direita, chega-se ao nome de Maicon, considerado por muitos analistas como o jogador que melhor defende em sua posição. Como parte de seu jogo é a movimentação constante da defesa ao ataque, pode-se traçar um paralelo com as units da ALL (ALLL11), dadas as operações logísticas da empresa e a segurança do papel.
A dupla de zagueiros, Lúcio e Juan, seriam respectivamente Ambev (AMBV4) e Banco do Brasil (BBAS3). A primeira por ser grande e ter feito história no Brasil, em linha com Lúcio, que é unanimidade entre os comentaristas.
Já o Banco do Brasil remete a Juan por já ter quebrado diversas vezes e se reerguido, assim como o jogador da Roma. Além disso, a performance surpreendente do banco em meio à última crise financeira lembra o ex-jogador do Flamengo pela segurança e sua história com a amarelinha.
Na lateral esquerda, a vaga será decidida entre Gilberto e Michel Bastos, porém com forte favoritismo do segundo, dada a última escalação no amistoso contra a Irlanda. Por fazer mais sucesso no exterior do que dentro de seu país, o jogador do Lyon poderia remeter, por exemplo, à Embraer (EMBR3), defensiva e com a maior parte de seus pedidos direcionados ao mercado externo.
O meio de campo
Quando se desenha um meio de campo, independente do esquema tático a ser escolhido (losango, dois volantes e dois meias, três volantes e um meia, entre outros diversos), existem certas características que são sempre louváveis, como agilidade e marcação, além de criatividade e saber pensar rápido, visto a constante ligação entre ataque e defesa.
Ocupando a posição de primeiro volante, Gilberto Silva é antigo na seleção. Pentacampeão do mundo, o volante do Panathinaikos se assemelha à Souza Cruz (CRUZ3), especialmente por sua característica defensiva.
Do lado de Gilberto Silva, há Felipe Melo, que estreou na seleção após apresentar boas partidas por seu antigo clube, a Fiorentina. Na Juventus, no entanto, não conseguiu repetir o futebol que o levou à canarinho. A figura de Felipe Melo lembra a TIM (TCSL4), dadas as ligações com a Itália e a instabilidade do papel.
Na posição de meia, Elano remete à Eletrobras (ELET6), visto que geralmente joga de forma regular, sem se destacar ou realizar jogadas extraordinárias. De forma semelhante, os papéis da geradora são bastante estáveis e reconhecidos pelo bom pagamento de dividendos.
Como principal esperança do País, Kaká aparece na lista de Dunga como único meia de ofício. A figura do ex-jogador do São Paulo lembra a Petrobras (PETR4, PETR3), seja pela agressividade com que o papel oscila, seja pela liderança em campo (e no Ibovespa), assim como por reter grande parte da expectativa de desenvolvimento do País, com o pré-sal.
Linha ofensiva
No ataque, a dupla composta por Robinho e Luis Fabiano lembra a Brasil Ecodiesel (ECOD3) e a GOL (GOLL4), respectivamente. O atacante do Santos remete à fabricante de biocombustíveis por ter traçado uma história vitoriosa no passado, para depois sucumbir e tentar conseguir a glória novamente, assim como a companhia, que voltou recentemente no Ibovespa.
Por sua vez, Luis Fabiano – além da aproximação imediata como homem gol –, chegou ao ataque da seleção sob muita desconfiança. Afinal, tornar-se atacante titular do Brasil não é tarefa fácil. Sua trajetória, nesse sentido, poderia ser comparada à da GOL, que estreou no disputado e difícil mercado de aviação e que, aos poucos, solidificou sua posição entre as maiores companhias aéreas da América Latina.
Outro que compõe a linha ofensiva brasileira, Nilmar também foi convocado por Dunga. Assim como a Lojas Renner (LREN3), o jogador brilhou especialmente nos dois períodos em que jogou no Sul, no Internacional, e ainda novo, com apenas 25 anos, promete render ainda mais no futuro, assim como a varejista, que tem somente a crescer com o bom momento da economia brasileira.
Os renegados
Há ainda aqueles que ficaram de fora da lista de Dunga, a despeito do clamor do público. Entre eles, é claro, está Ronaldinho Gaúcho, eleito duas vezes como melhor jogador do mundo pela Fifa e que, após certo período de decadência, voltou a brilhar no Milan. A Telebrás (TELB4), de forma semelhante, já foi uma blue chip de peso na bolsa brasileira e hoje tenta se recuperar, na promessa de gerir o plano de banda larga do País. Assim como Ronaldinho não foi convocado para a seleção, a Telebrás também segue de fora da carteira do Ibovespa.
Outras ausências sentidas por muitos foram as dos santistas Paulo Henrique Ganso e Neymar. Ganso poderia ser comparado à OGX (OGXP3): novato e que promete muito para o futuro. Já Neymar, à parte de sua indiscutível habilidade, vem enfrentando críticas por cair facilmente e tentar cavar faltas, assim como as ações da LLX (LLXL3), que em muitos pregões apresentam recuos aparentemente injustificados.
Por fim, a lista final de Dunga não trouxe um jogador que, até então, era titular absoluto: Adriano. Após tantas polêmicas, como o episódio na favela de Chatuba, no Rio de Janeiro, e inúmeras ausências aos treinos do Flamengo, o atacante foi eleito recentemente pela revista francesa “So Foot” como o “maior suicida do futebol” depois de Garrincha. A Cosan (CSAN3), por sua vez, também decepcionou muitos investidores ao ser listada no começo desse ano na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho, com acusações de trabalho escravo em fazenda no interior de São Paulo, fora seu amplamente criticado comprometimento com Governança Corporativa.

E a Grécia caiu só 2% na semana, hehhehehee

Índices Mundiais

Dia Semana
Alemanha 5,829 -0.66% -5.60%
Austrália 2,615 0.26% -3.19%
Brasil 59,821 2.80% -1.70%
Canadá 11,449 0.37% -2.76%
China 530 0.54% -3.49%
EUA (Dow Jones) 10,076 0.08% -4.31%
EUA (NASDAQ) 2,207 0.12% -4.98%
França 3,431 -0.05% -5.44%
Grécia 1,595 0.74% -2.08%
Holanda 313 -0.46% -5.61%
Hong Kong 19,538 0.00% -2.08%
Inglaterra 5,063 -0.20% -4.83%
Irlanda 3,591 0.10% -6.59%
Itália 19,536 1.32% -3.98%
Japão (NIKKEI) 9,785 -2.45% -4.68%
Noruega 874 0.12% -7.43%
Polônia 2,309 0.96% -5.30%
Portugal 6,821 1.00% -3.49%
Rússia 1,301 -0.06% -10.49%
Suécia 954 0.62% -4.89%
Suíça 5,407 -1.05% -4.81%
Índia (Bombay) 16,439 -0.55% -2.68%