MERCADO LIVRE

segunda-feira, 31 de maio de 2010

AGEN11

Investimentos

Luz no fim do túnel para os papéis da Agrenco

Mariana Segala   (msegala@brasileconomico.com.br)
29/05/10 07:28

Agrenco — que atua com originação, logística e distribuição da cadeia agrícola — perdeu registro em fevereiro
Agrenco — que atua com originação, logística e distribuição da cadeia agrícola — perdeu registro em fevereiro
Collapse

Comunidade

Partilhe: del.icio.us   Digg   Facebook   TwitThis   Google   Mixx   Technorati  
Os papéis da companhia Agrenco Limited, listados na BM&F Bovespa, estão há quatro meses parados no pregão.
No começo de fevereiro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu o registro de companhia estrangeira da empresa, que estava (e continua) em atraso com uma série de informações periódicas, como os balanços trimestrais.
Com isso, as transações com seus Brazilian Depositary Receipts (BDRs ) - recibos de ações, já que a companhia é sediada em Bermudas - foram interrompidas.
Na semana passada, uma luz no fim do túnel: a Agrenco publicou os resultados referentes ao segundo trimestre de 2008, o dado mais antigo que a empresa devia à CVM.
Para conseguir retomar as negociações, no entanto, será preciso mais do que isso. Para ser minimamente prudente, a empresa necessitaria publicar ainda os balanços do terceiro e do quarto trimestres de 2008, além dos resultados trimestrais de todo o ano de 2009.
Para tanto, aguarda a aprovação da troca da empresa que faz a auditoria dos seus resultados trimestrais - da KPMG para a BDO. Sendo aprovada, a companhia calcula que conseguirá publicar as informações faltantes nos próximos quatro meses - até setembro.
No mesmo prazo, talvez consiga publicar os números também do primeiro trimestre deste ano. Só depois de ficar quite com a CVM, poderia pleitear a retomada do registro de empresa estrangeira e, então, ver os papéis voltarem a ser negociados.
A situação de atraso para divulgar as informações periódicas a que é obrigada tem duas origens. De um lado, a companhia passou por dificuldades financeiras e acabou em recuperação judicial. De outro, uma acusação de fraude pesou sobre os administradores, que foram alvo de operação da Polícia Federal em junho de 2008.
O recolhimento de computadores e documentos da empresa foi a razão que dificultou a auditoria dos números. Para deixar a má imagem para trás, o diretor de Relações com Investidores foi recentemente substituído - hoje o cargo é exercido por Valdenir Soares.
Além disso, há dois meses a companhia divulga um informe quinzenal para esclarecer sobre o andamento das principais questões da companhia.
E o acionista?
Com as negociações paralisadas na bolsa, poucas alternativas restam ao investidor.
"Para os acionistas privados da liquidez dos papéis que precisassem negociá-los, não seria de se descartar vendê-los fora da bolsa, se encontrassem um comprador interessado. Eu não excluiria essa possibilidade", afirma a professora de Direito Societário da Direito GV, Viviane Muller Prado.
Outra alternativa, para cobrar os prejuízos pelo impedimento de negociar os papéis no pregão, seria buscar a via judicial.
"Alegando abuso por parte dos controladores e administradores, a partir da lei das Sociedades por ações, seria possível pleitear algum tipo de indenização", avalia Viviane.
Neste caso, o investidor se sujeitaria aos prazos da Justiça, que tendem a ser longos. Os BDRs da Agrenco eram cotados a R$ 2,87 em 10 de fevereiro, depois de chegarem a R$ 0,20 meses antes.
Especialistas ressaltam que mensurar o impacto sobre os preços na retomada dos negócios é impossível.