MERCADO LIVRE

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TELB4 - Março

10/02/2010 - 20h39


Decisão sobre Plano Nacional de Banda Larga ficará para março

Publicidade

SOFIA FERNANDES

colaboração para a Folha Online, em Brasília



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve reunido por quase três horas com ministros envolvidos direta e indiretamente na formulação do Plano Nacional de Banda Larga nesta quarta-feira (10), mas não bateu o martelo sobre o projeto de universalização de internet em alta velocidade.



Segundo o ministro Hélio Costa (Comunicações), uma outra reunião será marcada para a primeira semana de março, e é possível que dela saia uma decisão.



Costa disse a jornalistas, na saída da reunião, que a demora na definição do plano se explica pela quantidade de assuntos a serem tratados, e não por discordância entre setores do governo.



"Não existem pontos divergentes, é muita informação", afirmou.



De acordo com o ministro, até março, cada ministério envolvido terá tempo de avaliar com seus técnicos e colaboradores cada ponto do plano. Questões como desoneração de modem e utilização do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para o projeto do governo são algumas das coisas que demandam tempo para serem delineadas, disse o ministro.



Costa negou que a questão da reativação da Telebrás tenha sido tratada no encontro de hoje, e não arriscou falar em custos e volume de desoneração. A estimativa de custos da Presidência para o plano é de até R$ 14 bilhões, enquanto o Ministério das Comunicações já divulgou previsões de R$ 79 bilhões.



Conduziram a reunião Cezar Alvarez, coordenador de Inclusão Digital da Presidência da República, e Erenice Guerra, secretária executiva da Casa Civil.



Estiveram presentes os ministros das Comunicações, Fazenda, Planejamento, Casa Civil, Ciência e Tecnologia, Assuntos Estratégicos, Cultura, Educação, Desenvolvimento, AGU (Advocacia Geral da União), além de representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), além do presidente Lula.



Telebrás



Em uma reunião para discutir o plano de banda larga, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter a intenção de reativar a Telebrás. Estava presente na reunião o coordenador do programa Software Livre Brasil, Marcelo Branco, que divulgou aspas do presidente sobre a sua decisão de reativar a empresa.



Alvarez não descarta, contudo, a reativação da estatal. "É preciso uma empresa de gestão desses ativos [de fibras ópticas], com papel regulador, a partir principalmente da interconexão com as redes existentes. A reativação da Telebrás é uma das opções", afirmou.



A Telebrás, ou qualquer outra empresa gestora da rede de fibras, poderá atuar de forma competitiva no mercado. "Não queremos ser mais uma empresa competindo no mercado. Mas se é para que o mercado seja regulado de forma melhor, nós viramos um ator do mercado", disse Alvarez.



A proposta do plano de banda larga é que o governo intervenha onde o mercado está atuando de forma "imperfeita, monopolista e a preço exorbitante", nas palavras de Alvarez. "Temos um mercado imperfeito. A este mercado imperfeito, o governo vai tratar de ver os seus elementos regulatórios", disse.



Compartilhe



http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u692440.shtml

RCSL4 - Pode buscar os 5,00 em breve

Está num excelente preço , minha opinião.

Acredito que busque em breve os 5,00

Anotem isto PARA ESTUDAREM.

RCSL4 RUMO AOS 5,00

HAGA4

Como falei, esta é uma das minhas meninas de ouro para este ano.

A movimentação de hoje está sendo excelente para a ação. Estudem HAGA4.

HOOT4 - Olho nela!!!

Ontem terminou na cotação máxima e a tendência é de um belo GAP na abertura.
Vamos ver se a força compradora continua trazendo mais alegrias aos investidores.

Ontem bateu quase 2000 negócios.Imaginem quando chegar a COPA DO MUNDO e OLIMPÍADAS no Rio de Janeiro.

Vai virar Blue Chip , rsrsrs

TELB4 - É HOJE !!!

Muita ansiedade. Olho nas notícias e no book.

Hoje poderá ser um dia histórico para a nossa Telebrás.

JBDU4 - DIA 12

As vezes olhamos o book e parece que tem uma muralha na frente.
Lembro que quando a força compradora entra para valer, esta muralha se dissolve rapidamente e quem comprou comprou.

Dia 12 chegando, olho no book !!!

A subida poderá ser forte.