MERCADO LIVRE

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ECOD3 - Olho no book !!! Bem grudadinho !!!

SÃO PAULO - A Brasil Ecodiesel apresentou seu "Direcionamento Estratégico", no qual detalha as principais ações que pretende tomar nos próximos meses. No entanto, não foram divulgados prazos e valores.

A companhia anunciou que pretende se desfazer de ativos ociosos, entre eles fazendas nos estados do Piauí, Ceará e Minas Gerais, que totalizam uma área de 23.232 hectares. Também está programada a venda de uma esmagadora de grãos.

A Ecodiesel também buscará aproveitar toda e qualquer oportunidade de fusão ou aquisição, tendo em vista que o mercado de biodiesel é bastante pulverizado.

O cenário base da empresa contempla um crescimento na demanda mundial de biodiesel e que o governo passará a adotar o sistema de mercado livre, encerrando os leilões do produto.

O resultado é maior competição e a empresa vislumbra a necessidade de se integrar mais na cadeia de suprimentos, buscando alternativa de matérias-primas.

Entre os projetos em estudo na busca por novas matérias-primas, o plano destaca a produção de pinhão manso, uma oleagionosa já plantada pela companhia em caráter experimental. Também serão feitos esforços em pesquisa e desenvolvimento e a busca de parcerias.

Todos os projetos listados demandarão investimentos, em valor não revelado, mas a companhia aponta o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), como uma das possíveis fontes de recursos.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1482184-9356,00.html

===============================================

Planejamento divulgado nesta segunda-feira (8) prevê venda de algumas unidades e ativação de outras.
A Brasil Ecodiesel divulgou ontem (7) seu novo planejamento estratégico, após sair de uma forte crise que quase quebrou a companhia.
A fabricante de biodiesel vai se desfazer de ativos que percebeu não serem estratégicos, como 23 mil hectares de terras que seriam utilizadas para a produção de oleaginosas nos estados de Piauí, Ceará e Minas Gerais. Uma esmagadora de grãos em Crateús (CE) também será vendida.
O processo de reestruturação comandado pelo presidente Mauro Cerchiari já desativou as fábricas de biodiesel de Floriano (PI) e Crateús e uma esmagadora de soja em Porto Nacional (TO). Agora essa decisão foi confirmada como definitiva, e os ativos dessas unidades serão realocados para locais ainda não definidos.
A empresa abandona de vez o projeto de verticalização total da cadeia de produção, que englobava o plantio das matérias-primas, a produção dos óleos vegetais e sua transformação em biodiesel.
No entanto, a Brasil Ecodiesel concluiu que vale a pena colocar em operação as duas esmagadoras de grãos que possui para a produção de óleo, em Iraquara (BA) e São Luiz Gonzaga (RS).
A companhia estudou se seria melhor vender também esses dois ativos e focar apenas no negócio de biodiesel, mas preferiu ficar com os ativos.
Por um lado, a empresa garante o abastecimento de óleos vegetais, mas por outro passa a atuar em um segmento complexo e que não domina, que é o do farelo de soja.
Quando esmagada, a soja gera óleo e farelo, um produto que não pode ser desprezado para a sustentabilidade de uma planta de esmagamento. Agora a companhia vai buscar meios de colocar as duas unidades em funcionamento.
Além disso, como havia antecipado o Brasil Econômico no ano passado, a empresa passa a buscar oportunidades de fusões e aquisições para ser uma consolidadora do setor.
Do ponto de vista agrícola, a Brasil Ecodiesel vai focar no desenvolvimento do pinhão-manso como principal matéria-prima de óleo para a produção do biocombustível, como também antecipou o Brasil Econômico.
Com alto potencial de produção de óleo, o pinhão-manso ainda é pouco dominado agronomicamente, e a Brasil Ecodiesel realiza testes para começar a usar a planta como matéria-prima em larga escala.
O novo planejamento inclui também uma reestruturação corporativa, com a concentração dos escritórios de Fortaleza e Rio de Janeiro em São Paulo, que passará a ser a sede da companhia.
A empresa vai buscar ainda novas fontes de financiamento de longo prazo e melhorias no processo industrial do biodiesel, criando uma área de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial.

http://www.brasileconomico.com.br/noticias/brasil-ecodiesel-define-novas-estrategias-para-2010_76528.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário