MERCADO LIVRE

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

De olho no mundo.


Obama confia na estratégia europeia para crise 

Por Último Instante em sexta-feira, 28 de outubro de 2011 - 10:03
 Envie por email   Imprima  RSS Feed RSS 
28 de outubro de 2011 - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou os progressos dos líderes europeus para recuperar a confiança dos mercados e ressaltou a importância deste plano para reduzir a crise.
Em artigo publicado nesta sexta-feira no jornal Financial Times, Obama disse que a crise na Europa deve ser resolvida o mais rápido possível, e reconheceu que os líderes europeus estabeleceram na quarta-feira as bases para recuperar a confiança dos mercados financeiros.
Levando em conta o tamanho do desafio que enfrentam os políticos europeus e a ameaça para a economia global, é importante para todos nós que esta estratégia seja implementada com sucesso, inclusive fazendo o possível para evitar que a crise se estenda, frisou o presidente dos EUA.
Os líderes europeus conseguiram na quarta-feira antecipar o plano para enfrentar a crise mais grave da história do euro, ao aprovar o perdão de 50% da dívida grega, dotar o fundo de resgate com 1 trilhão de euros e recapitalizar os bancos.
Nesse sentido, Obama declarou que é importante recapitalizar os bancos europeus, traçar um caminho sustentável para a Grécia e enfrentar os assuntos estruturais da crise.
Acredito que a Europa tenha capacidade financeira e econômica para atender estes desafios e os EUA irão apoiar nossos parceiros europeus enquanto trabalham para resolver esta crise, especificou o presidente americano no artigo.
Além disso, Obama destacou a importância de cada país fazer um esforço para que o crescimento global seja equilibrado e sustentável a fim de evitar velhos desequilíbrios.
O presidente americano lembrou os milhões de desempregados no mundo, os problemas na provisão de petróleo, o desastre nuclear do Japão e a crise financeira europeia, fatores que contribuíram para a desaceleração econômica.
Por isso, acrescentou Obama, é importante focar em um crescimento sustentável e equilibrado que impulsione a demanda global e permita criar postos de trabalho.
Entre outras coisas, o presidente americano considerou que os países do Grupo dos 20 (G20, bloco das principais nações ricas e emergentes) devem aprofundar a cooperação em assuntos que afetam a prosperidade, frisando que é preciso manter a recuperação econômica e devolver às pessoas seus empregos, em nossos países e no mundo todo.
Os países da zona do euro se comprometeram na quarta-feira a adotar a regra de ouro do equilíbrio orçamentário, inclusive modificando suas constituições, para finais de 2012.
(Redação com agência EFE - www.ultimoinstante.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário