MERCADO LIVRE

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bora Brasil , país do futuro. Mostra a sua cara pro mundo.

Emprego formal recorde

País registra 181.419 profissionais contratados em janeiro e já fala em superação total da crise

Rio - A economia brasileira criou 181.419 postos de trabalho com carteira assinada em janeiro deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho divulgados ontem. O resultado foi o maior para um mês de janeiro, considerando série estatística iniciada em 1992. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 1.410.462 trabalhadores foram admitidos no mês passado e 1.229.043, demitidos.
Para o ministro do Trabalho Carlos Lupi, o aumento na geração de empregos formais é um indicativo de como a economia brasileira se recuperou da crise financeira internacional. Segundo Lupi, o mercado de trabalho terá, em 2010, o melhor desempenho da história. A previsão dele é que sejam criados, pelo menos, 2 milhões de empregos formais.

Otimista, o ministro vai mais longe e aposta que a taxa de desemprego, medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), não passe dos 7,4%. No ano passado, o índice ficou em 8,1%.

Quem ainda está em busca de recolocação no mercado de trabalho deve ficar atento às oportunidades abertas. A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) disponibiliza essa semana 6.233 chances para todos os níveis de escolaridade em todo o estado. Há vagas para o Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Petrópolis, entre outras cidades. Já a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) tem 308 chances no balcão de empregos.

Para agarrar uma das oportunidades, é importante que os interessados tenham em mãos identidade, carteira de trabalho, CPF e comprovante de residência. No Centro do Rio, as agências da Setrab ficam na Avenida General Justo 275 e na Rua São José 35, loja M.Em Niterói, o posto de atendimento é na Rua Visconde do Rio Branco, no Centro — próximo ao Terminal Rodoviário João Goulart. O horário de atendimento vai das 8h30 às 18h30. Outras informações pela Ouvidoria no 2332-9999.
BALCÃO DE EMPREGOS
Quem está em busca do primeiro emprego ou de recolocação no mercado de trabalho deve procurar os postos da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) ou da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) e cadastrar o currículo. Lá, os profissionais são encaminhados para oportunidades de emprego e também informados sobre cursos gratuitos de qualificação ou formação profissional.
AGÊNCIAS

No Centro do Rio as agências da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda estão localizadas na Avenida General Justo 275 e na Rua São José 35, loja M. Em Niterói, o posto de atendimento fica na Rua Visconde do Rio Branco, no Centro (próximo ao Terminal Rodoviário João Goulart). Já em São Gonçalo, a agência é na Rua Presidente Kennedy 397, loja 1, Centro.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda tem atendimento na Tijuca, Rua Camaragibe, 25; Jacarepaguá, Estrada do Guerenguê, 1.630 – 2º andar; Ilha do Governador, Estrada do Dendê, 2.080 – Moneró e Campo Grande, Rua Barcelos Domingos, 162.

Para se cadastrar são necessários carteira de trabalho, identidade, CPF, comprovante de residência, foto 3x4 e declaração de escolaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário