MERCADO LIVRE

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pesquisa aponta vantagens de combustível renovável

A Embrapa Soja e a Universidade Estadual de Londrina acabam de concluir uma pesquisa que compara o uso de combustíveis renováveis em substituição ao diesel de petróleo. “O resultado surpreendente mostra que temos uma mistura capaz de substituir os combustíveis fósseis com maior nível de eficiência, menor desgaste ao motor e menor emissão de poluente no ambiente”, comemora o pesquisador Márcio Turra de Ávila, da Embrapa Soja, que orientou o trabalho de mestrado do estudante de Agronomia, José Luiz Bernardo Borges.
Segundo Ávila, o estudo avaliou o desempenho do diesel em comparação a uma mistura de combustíveis renováveis, em motores estacionários. A mistura conta em sua composição com 50% de biodiesel de óleo de soja; 40% de etanol e 10% de óleo de soja. Tanto o diesel quanto a mistura de biocombustíveis foram usados para movimentar motores ligados a geradores de eletricidade. “Mantivemos acesas 18 lâmpadas de 150 watts, durante 150 horas de funcionamento (que é o equivalente a algo em torno de 15 mil km rodados)”, explica Ávila.
A partir da comparação entre os dois produtos, a pesquisa avaliou a eficiência térmica dos motores (conversão da energia química do combustível em trabalho mecânico). “A eficiência do motor que usou a mistura de combustíveis renováveis foi até 10% superior”, conta o pesquisador. “Isto mostra que a mistura testada pode ser uma boa opção em regiões que não tem acesso à eletricidade”, diz. O custo para aquisição do motor e do gerador de eletricidade fica em torno de R$ 2.500,00.
Segundo Ávila, o estudo analisou também a emissão de material particulado (contido na fumaça que sai do escapamento dos veículos pesados). Enquanto a mistura renovável emitiu apenas 10 miligramas desse material poluente, em cinco minutos de coleta, o diesel produziu 28 miligramas, quase três vezes mais. “Este é um dado muito importante, pois pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo revelam que cerca de 20 pessoas morrem, diariamente, na capital paulista em decorrência de problemas cárdio-respiratórios ocasionados por material particulado emitido por ônibus e caminhões”, afirma Ávila.
O próximo passo da pesquisa será fazer a comparação entre os dois combustíveis em motores veiculares. “Nossa idéia é fazer a mesma experiência em tratores usados nos trabalhos de campo de alguns centros de pesquisa da Embrapa”, conclui.

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