MERCADO LIVRE

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

AGEN11 - Olho no futuro - Vamos estudar pra pegar o foguete do chão

Glencore prepara a terra para a compra da Agrenco

No que depender do apetite da Glencore, o acordo operacional com a Agrenco encerra seu prazo de validade em dezembro. O grupo suíço espera fechar a compra em definitivo da trading brasileira. Nas últimas semanas, houve vários contatos não apenas com os acionistas, mas, sobretudo, com os credores da Agrenco. Eles terão a penúltima palavra sobre o destino societário da empresa.
A última ficará com a Justiça, uma vez que a companhia se encontra em processo de recuperação judicial. Ainda assim, no raciocínio da Glencore, o que importa mesmo é o imprimatur dos bancos e fornecedores. O mais provável é que o Judiciário referende a decisão dos credores caso eles concordem com o plano de repactuação das dívidas. O passivo total está na casa de R$ 1 bilhão. Os suíços e os controladores da Agrenco acreditam que há espaço para um deságio de até 50%. A Glencore acena com a conversão de uma parcela do passivo em participação societária. Ela própria se considera a maior isca para que os financiadores da Agrenco aceitem a proposta. O argumento é que os credores da empresa passarão a ter um sócio forte, com notória capacidade de alavancagem internacional.
Ao acelerar as negociações para a compra da Agrenco, a Glencore quer aproveitar o momento de fragilidade dos credores e, principalmente, dos acionistas da empresa. Antecipar a operação significa comprar a trading quase na bacia das almas. Não obstante os inúmeros problemas financeiros, a percepção da Glencore é que a Agrenco é um negócio estratégico e uma boa oportunidade de crescimento no Brasil.

Com a aquisição, o grupo voltará a ter uma operação de esmagamento
de soja no país, depois de 12 anos. Isso significa estar presente em toda a cadeia da atividade, desde a compra da produção, beneficiamento, armazenamento, transporte e venda a consumidores finais.

Fonte:Relatório Reservado

Nenhum comentário:

Postar um comentário