MERCADO LIVRE

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ECOD3 - Novo leilão vem aí e acredito que ECOD3 retorne para 1, 20 para buscar 1,50 até janeiro. Olho no LEILÃO, novembro chegando.

28/10/2009 - 19h22

Governo antecipa leilão de biodiesel para novembro

Publicidade

SOFIA FERNANDES
colaboração para a Folha Online, em Brasília

O governo federal antecipou em três anos, para janeiro de 2010, a obrigatoriedade de adição 5% de biodiesel ao diesel de petróleo comercializado no país. Para atender a essa demanda, o leilão de compra de biodiesel será realizado em novembro deste ano.

Foram publicadas hoje no Diário Oficial da União as diretrizes para a realização do leilão. O Ministério de Minas e Energia determina que sejam leiloados 575 milhões de litros do combustível para serem entregues de 1º de janeiro a 31 de março de 2010.

Um primeiro lote, de 460 milhões de litros, só aceitará produtores que tiverem o Selo Combustível Social. O segundo lote, com 115 milhões de litros, vai permitir participação de todos os produtores.

A data e o local do leilão serão definidos pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), que publicará um edital com normas específicas.


===================================================

Grupo Bertin testará biodiesel em sua frota de caminhões

Objetivo é passar a usar 100% do combustível no trajeto entre Lins (SP) e o porto de Santos

Agência Estado


São Paulo -

O grupo Bertin iniciará em dezembro os testes para utilizar 100% de biodiesel em sua frota de caminhões. A ideia é que os caminhões que transportam os produtos do grupo no trajeto entre Lins (SP) e o porto de Santos passem a utilizar apenas o biodiesel como combustível. Recentemente, a Bertin concluiu outro estudo com o combustível B20, com o qual os veículos rodaram a partir de uma mistura de 20% de biodiesel e 80% óleo diesel tradicional. Segundo a empresa, os resultados foram positivos tanto nos aspectos de desempenho quanto de diminuição de poluentes emitidos.

A expectativa é de que os resultados com o B100 sejam tão favoráveis quanto os obtidos com o B20. Na comparação entre o B20 e o diesel convencional, o resultado mostrou que, com a mistura de biodiesel, houve diminuição na emissão de monóxido de carbono, do material particulado e dos hidrocarbonetos totais. Por outro lado, houve aumento na emissão de óxidos de nitrogênio. Segundo a empresa, esse problema pode ser resolvido pela indústria com o uso de catalisadores e ajustes na injeção dos motores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário