MERCADO LIVRE

quinta-feira, 7 de maio de 2009

VAGV4 - Olho no book

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse nesta segunda-feira (27) que é inaceitável a proposta feita pelo governo para o acordo com os aposentados e pensionistas da Varig, que são associados ao fundo de pensão Aerus. Ele lembrou que a Justiça já determinou ao governo o pagamento de R$ 9 bilhões à Varig, como ressarcimento dos prejuízos causados pelo congelamento de preços decretados pelo então presidente da República, José Sarney. O governo recorreu da decisão.

- O governo deixou que a Varig se asfixiasse, se esvaísse em sangue, fosse levada a uma desnutrição econômica a ponto de ser vendida por um preço vil ao capital estrangeiro. Um gesto de mediocridade política reduziu a empresa a uma grande massa falida. O governo que defendo e faço parte há seis anos, apresentou uma proposta, como sempre, dura para o trabalhador, sem pagar salários atrasados e sem remunerar as aposentadorias por conta do capital pago pela Varig, apenas aquele descontado do salário, e isso não é possível - afirmou.

Crivella disse que no acordo feito para que a Varig fosse vendida não foi considerado o ônus, para o comprador, com as obrigações trabalhistas. Ele observou que os aposentados são pilotos, aeromoças, mecânicos, pessoal administrativo, engenheiros de vôo que estão envelhecendo e perdendo renda com o fator previdenciário . O senador disse que isso é "uma morte antecipada que os transforma em mortos vivos".

- Várias benesses foram concedidas aos banqueiros, a indústria recebeu anistia de IPI, para que fossem repassados aos preços finais, mas ainda não vi o preço do cimento baixar. O ministro chefe da Advocacia Geral da União, José Antônio Dias Tofoli, nomeou um grupo de trabalho para tentar um acordo, mas ficou faltando o Ministério do Trabalho - lamentou.

O senador disse ter pedido a Tofoli a inclusão no grupo de trabalho de um representante do Ministério do Trabalho para orientar o governo sobre o que se pode e o que não se pode fazer. "Não se pode aviltar os direitos dos empregados", alertou. Crivella também fez um apelo aos demais senadores para que acompanhem de perto as negociações e lembrem aos integrantes do governo as aflições por que passam os aposentados da Varig.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário