MERCADO LIVRE

domingo, 5 de abril de 2009

MERCADO AUTOMOBILÍSTICO

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no país tiveram o melhor mês de março da história em 2009, levando o setor a manter a visão de uma taxa positiva de crescimento neste ano.

As vendas saltaram 36,10 por cento em março sobre fevereiro, para 271.393 unidades, e subiram 16,89 por cento ante igual mês do ano passado, informou a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta sexta-feira.

No primeiro trimestre, as vendas avançaram 3,13 por cento sobre igual período do ano passado, para 668.319 mil.

Depois da crise econômica mundial ter levado o setor a quedas fortes no fim do ano passado, o crescimento do início de 2009 se dá em meio a uma série de medidas de desoneração e estímulo econômico adotadas pelo governo.

Nesta semana, o governo anunciou que mantém, por mais três meses, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis.

Com o resultado do trimestre, a Fenabrave manteve sua previsão de um crescimento das vendas de veículos totais --que incluem também motos e implementos rodoviários-- de 3,13 por cento em 2009.

No mês passado, Sergio Reze, presidente da entidade, havia alertado que poderia revisar esse número para o terreno negativo dependendo do comportamento de março e da aprovação ou não da prorrogação da redução do IPI.

Embora não trabalhe com ele, a Fenabrave tem um cenário desfavorável que aponta queda das vendas de 3,09 por cento neste ano.

A entidade informou ainda que as líderes de vendas em março, sendo Fiat com 42.568 unidades de automóveis e comerciais leves; Volkswagen com 40.251; General Motors com 29.303; e Ford com 22.603.

(Reportagem de Gabriela Mello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário