Próximos cinco anos podem ser excelentes para investir na bolsa, diz grafista
Ciclo decenal pode apontar novas altas nos próximos 5 anos, diz Dalton Vieira, analista parceiro do InvestMania
Por Felipe MorenoPara Dalton Vieira, analista parceiro do Investmania, isso pode indicar que o Ibovespa pode continuar. "Há uma teoria muito positiva para a bolsa, ela deve romper o topo histórico e iniciar uma nova tendência de alta, que pode durar uns cinco anos", destaca o grafista. Mas isso somente deve ocorrer, acredita o grafista, com o rompimento do topo histórico.
![Ciclo decenal pode apontar novas altas nos próximos 5 anos, diz Dalton Vieira, analista parceiro do InvestMania (Getty Images) Ciclo decenal pode apontar novas altas nos próximos 5 anos, diz Dalton Vieira, analista parceiro do InvestMania (Getty Images)](http://images1.immedia.com.br//1/1795_2_L.jpg)
Observar as grandes
O Ibovespa contém 68 ações, mas 10 delas representam cerca de 45% do índice e ajudam a determinar a direção geral do índice. O importante é prestar a atenção na direção dessas empresas no médio e longo prazo para determinar a direção do índice em 2013.
No momento, dessas 10 ações, três estão com um viés de alta e três de baixa: Bradesco (BBDC4), Vale (VALE5), BM&FBovespa (BVMF3) sobem, ao passo que Petrobras (PETR4), OGX Petróleo (OGXP3) e PDG Realty (PDGR3) estão recuando. Com as duas principais, Petro e Vale, uma para cada lado, esses empresas acabam se anulando.
Ao mesmo tempo, quatro delas, atualmente, estão sem tendência e podem servir como fiel da balança: Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5). Os sinais de alta ou queda nessas empresas devem definir o movimento do Ibovespa no ano, e portanto, devem bastante observadas.
Para que a alta seja forte, Vieira destaca um aspecto: Petrobras, OGX e PDG precisam sair de tendência de baixa e, ao menos, lateralizarem, ao passo que as quatro indefinidas devem impreteriavelmente se juntarem à Bradesco, Vale e BM&FBovespa no grupo de ações em alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário