MERCADO LIVRE

segunda-feira, 8 de março de 2010

RPMG4

Estudemmmmmmmmmmmmmmm RPMG4


======================

Rio de janeiro e o Petróleo:

Pré-sal vai criar oportunidades no setor de tecnologia do Rio, diz Ipea
Autor(es): Agencia O Globo/Patrícia Duarte
O Globo - 07/03/2010

Os investimentos esperados para a exploração da camada de petróleo no pré-sal vão abrir grandes oportunidades para o mercado de trabalho tecnológico, e o Rio de Janeiro sai na frente nessa disputa. Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que, por sediar a Petrobras e, consequentemente seu centro de pesquisas, a região deverá ver o nível de emprego voltado para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dar um salto significativo.


De acordo com o mapeamento, nos próximos cinco anos o Rio de Janeiro deverá criar mais mil empregos voltados à pesquisa, o que representará 36,2% do total de ocupação nessa área em todo o Brasil. No estado, esse volume representará 52,7% dos postos oferecidos por empresas inovadoras.

Mais: os fortes investimentos em tecnologia demandados daqui para a frente e a consequente chegada de importantes empresas do ramo para trabalhar em parceria com a Petrobras poderão multiplicar por 1,5 o número total de empregos em P&D no Rio.

Brasil pode se tornar polo de estudos sobre petróleo As estimativas desenhadas pelo Ipea também terão consequências positivas para as universidades brasileiras, sobretudo a UFRJ, que, pela sua localização, pode ampliar a sua força de pesquisa — a instituição já é a maior produtora de pesquisa na área de petróleo. A universidade possui um polo tecnológico junto ao Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes).

Todas essas oportunidades de negócio, conclui o Ipea, podem levar o Brasil a se tornar um “polo gerador de conhecimento para a indústria do petróleo” em termos globais, aproveitando tanto o pioneirismo quanto a escala de produção do pré-sal.

Outra consequência possível, se bem trabalhada, será o surgimento de empresas satélites aos empreendimentos, que mantenham “alta intensidade tecnológica”. A avaliação do Ipea sobre as possibilidades para desenvolvimento de tecnologia baseouse na intenção que quatro empresas importantes na área já demonstraram, de uma maneira ou outra, sobre o futuro do setor no país. São elas: FMC Technologies, BarkerHugues, Schlumberger e Halliburton.

A importância do setor petrolífero para o Rio não é de hoje. Outro estudo do Ipea, divulgado no fim de 2008, mostrou que o estado e os municípios fluminenses ficaram com 46,48% — ou R$ 6,8 bilhões — de todos os royalties de petróleo produzidos no ano anterior, que somaram R$ 14,6 bilhões.
https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/3/7/pr e-sal-vai-criar-oportunidades-no-setor-de-tecnologia-do-rio-diz-ipea

Nenhum comentário:

Postar um comentário