MERCADO LIVRE

terça-feira, 30 de março de 2010

CBMA4 - Nos bastidores, tem gente afirmando que o nome da Cobrasma será citado em breve. Será verdade ou será boato? Olho no book !!!

PAC 2: novos trajetos do trem-bala incluem Curitiba e BH




Laryssa Borges

Luciana Cobucci

Direto de Brasília



Incluído na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o trem-bala brasileiro deverá ter interconexões com Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e no Triângulo Mineiro. As três regiões não faziam parte dos estudos originais sobre o trem de alta velocidade (TAV) e são justificadas como a necessidade de "conexão dos principais centros urbanos do País, proporcionando melhorias de mobilidade, conforto, tempo e segurança". Os novos trechos deverão incluir São Paulo-Curitiba, Campinas-Triângulo Mineiro e Campinas-Belo Horizonte e passarão por estudos de viabilidade.



O trem-bala já constava da primeira etapa do PAC. Seu projeto pode ser leiloado até o final do primeiro semestre, mas ainda depende de aval do Tribunal de Contas da União (TCU).



A primeira etapa do TAV sofreu atrasos e não poderá ser concluído a tempo da Copa do Mundo de 2014. Nesta fase, após confirmação do TCU, deve ser consolidada a interligação de 511 km entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.



A empresa vencedora da primeira etapa do trem-bala terá concessão de 40 anos e será responsável pela construção, manutenção e prestação de serviço aos passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário